SEM: O que é e como faze-lo corretamente?

SEM: O que é e como faze-lo corretamente?

SEM: O QUE É E COMO FAZÊ-LO CORRETAMENTE

Search Engine Marketing, ou SEM, é uma das formas mais eficazes de fazer crescer o seu negócio num mercado cada vez mais competitivo. Com milhões de empresas por aí, todas as lutarem pelos mesmos olhos, nunca foi tão importante fazer publicidade online, e o marketing nos motores de busca é a forma mais eficaz de promover os seus produtos e fazer crescer o seu negócio.

Neste guia, você aprenderá uma visão geral dos conceitos básicos de marketing dos mecanismos de busca, bem como algumas dicas e estratégias para fazer o marketing correto nos mecanismos de busca.

Search Engine Marketing – Uma visão geral

Search Engine Marketing é a prática de marketing de um negócio utilizando anúncios pagos que aparecem em páginas de resultados de motores de busca (ou SERPs). Os anunciantes solicitam por palavras-chave que os utilizadores de serviços como o Google e o Bing podem introduzir quando procuram determinados produtos ou serviços, o que dá ao anunciante a oportunidade de os seus anúncios aparecerem juntamente com os resultados dessas consultas de pesquisa.

Esses anúncios, muitas vezes conhecidos pelo termo “pagar por clique”, vêm em vários formatos. Alguns são pequenos anúncios baseados em texto, enquanto outros, tais como anúncios de listagem de produtos (PLAs, também conhecidos como anúncios de compras) são mais visuais, anúncios baseados em produtos que permitem aos consumidores ver informações importantes num relance, tais como preço e opiniões.

A maior força do Search Engine Marketing é que ele oferece aos anunciantes a oportunidade de colocar seus anúncios na frente de clientes motivados que estão prontos para comprar no momento exato em que eles estão prontos para fazer uma compra. Nenhum outro meio de publicidade pode fazer isso, e é por isso que o marketing nos motores de busca é tão eficaz e uma forma tão surpreendentemente poderosa de fazer crescer o seu negócio.

 

SEM vs. SEO

SEM vc SEO: Qual é a diferença?

Geralmente, “search engine marketing” refere-se ao search marketing pago, um sistema onde as empresas pagam ao Google para mostrar os seus anúncios nos resultados de pesquisa.

Search engine optimization, ou SEO, é diferente porque as empresas não pagam ao Google por tráfego e cliques; em vez disso, elas ganham um lugar gratuito nos resultados de busca por ter o conteúdo mais relevante para uma determinada pesquisa por palavra-chave.

Tanto SEO como SEM devem ser partes fundamentais da sua estratégia de marketing online. SEO é uma forma poderosa de conduzir tráfego sempre verde no topo do funil, enquanto os anúncios nos motores de busca são uma forma altamente rentável de conduzir conversões no fundo do funil.

Palavras-chave: A Fundação do Marketing nos Motores de Busca

As palavras-chave são a base do marketing nos motores de busca. Como os utilizadores introduzem palavras-chave (como parte das consultas de pesquisa) nos motores de busca para encontrar o que procuram, deve ser tão pouco surpreendente que as palavras-chave constituam a base do marketing dos motores de busca como uma estratégia de publicidade.

Pesquisa por palavras-chave SEM

Antes de poder escolher quais palavras-chave utilizar nas suas campanhas de marketing nos motores de busca, precisa realizar uma pesquisa abrangente como parte da sua estratégia de gestão de palavras-chave.

Primeiro você precisa identificar as palavras-chave que são relevantes para o seu negócio e que os potenciais clientes provavelmente usarão ao pesquisar seus produtos e serviços. Uma maneira de conseguir isso é usando a Ferramenta de Palavras-Chave Gratuita do WordStream.

Basta introduzir uma palavra-chave que seja relevante para o seu negócio ou serviço, e ver as ideias de sugestões de palavras-chave relacionadas que podem formar a base de várias campanhas de marketing em motores de busca.

A Ferramenta de Palavras-Chave Grátis do WordStream oferece-lhe uma gama de informações valiosas, como o volume de pesquisa de cada palavra-chave individual no Google e a sua competitividade geral.

Além de ajudá-lo a encontrar as palavras-chave que você deve licitar, uma pesquisa completa de palavras-chave também pode ajudá-lo a identificar palavras-chave negativas – termos de pesquisa que você deve excluir de suas campanhas. Palavras-chaves negativas não são termos com conotações negativas, mas sim termos irrelevantes que são altamente improváveis de resultar em conversões. Por exemplo, se você vende sorvete, você pode querer excluir a palavra-chave “receitas de sorvete”, pois é pouco provável que os usuários que procuram receitas de sorvete estejam no mercado para o seu produto.

Este conceito é conhecido como intenção de pesquisa, ou a probabilidade de que um potencial cliente complete uma compra ou outra ação desejada após a busca por um determinado termo. Algumas palavras-chave são consideradas como tendo elevada intenção comercial, ou uma forte indicação de que o pesquisador quer comprar algo. Exemplos de palavras-chave com elevada intenção comercial incluem:

– Compre

– Desconto(s)

– Negócio(s)

– Cupom(s)

– Envio grátis

Palavras-chave e estrutura da conta

Outro aspecto crucial das palavras-chave que é essencial para o sucesso de uma campanha de marketing em motores de busca é a estrutura da conta.

O agrupamento lógico de palavras-chave e a estrutura da conta podem ajudá-lo a alcançar taxas de cliques mais altas, custos mais baixos por clique e, em geral, um desempenho geral mais forte, e a pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a pensar em como melhor estruturar a sua conta.

As contas AdWords e Bing Ads devem ser estruturadas da seguinte forma para obter os melhores resultados:

 

Como você pode ver na figura acima, uma conta estruturada de forma ideal é composta de cinco elementos distintos:

– Campanhas publicitárias

– Grupos de anúncios

– Palavras-chave

– Texto do anúncio

– Páginas de pouso

As campanhas publicitárias podem, e em muitos casos devem, concentrar-se em produtos ou serviços semelhantes. Por exemplo, se você administra uma loja de ferragens, uma campanha publicitária pode focar exclusivamente em produtos de outono, como sopradores de folhas, ancinhos e sacos de folhas, enquanto outra pode focar em ferramentas elétricas e assim por diante.

Os grupos de anúncios permitem que cada campanha seja mais subcategorizada por relevância. No exemplo da nossa loja de ferragens, um grupo de anúncios poderia ser para diferentes tipos de ancinhos ou modelos variados de sopradores de folhas. Para a campanha de ferramentas eléctricas, um grupo de anúncios pode focar-se em furadeiras eléctricas,

enquanto outro pode focar-se em serras circulares. Este nível de organização pode levar um pouco mais de tempo para se estabelecer inicialmente, mas as recompensas – nomeadamente CTRs mais altos a um custo mais baixo – fazem com que este esforço valha a pena a longo prazo.

O Leilão de Anúncios de Marketing para Motores de Busca

Um dos conceitos errados mais duradouros sobre marketing nos motores de busca é que quem tiver o maior orçamento de publicidade ganha. Embora um orçamento de publicidade maior possa certamente ser vantajoso, especialmente quando se visa palavras-chave altamente competitivas, mas está longe de ser um requisito para o sucesso com o marketing nos motores de busca. Isto porque todos os anúncios passam por um processo conhecido como leilão de anúncios antes de aparecer junto com os resultados de pesquisa. Para os fins desta explicação, vamos nos concentrar no leilão de anúncios no Google AdWords.

Como funciona o leilão de anúncios

O processo de leilão de anúncios ocorre sempre que alguém introduz uma consulta de pesquisa no Google. Para serem inseridos no leilão de anúncios, os anunciantes identificam as palavras-chave nas quais desejam apresentar lances e declaram quanto estão dispostos a gastar (por clique) para que seus anúncios apareçam junto com os resultados relacionados a essas palavras-chave. Se o Google determinar que as palavras-chave nas quais você fez um lance estão contidas na consulta de pesquisa de um usuário, seus anúncios serão inseridos no leilão de anúncios.

Como os anúncios ‘ganham’ o leilão de anúncios

Nem todos os anúncios aparecerão em todas as pesquisas. Isto porque o leilão de anúncios leva em conta uma variedade de fatores ao determinar a colocação de anúncios no SERP, e porque nem todas as palavras-chave têm intenção comercial suficiente para justificar a exibição de anúncios ao lado dos resultados. No entanto, os dois principais factores que o Google avalia como parte do processo de leilão de anúncios são o seu lance máximo e a pontuação de qualidade dos seus anúncios.

O lance máximo é o valor máximo especificado que você está disposto a pagar por um clique. O Índice de qualidade é uma métrica baseada na qualidade geral do seu anúncio. O Google calcula essas métricas durante o leilão de anúncios para determinar a colocação dos anúncios. O resultado deste cálculo é conhecido como classificação do anúncio.

A Importância da Pontuação de Qualidade em SEM

Dado que a pontuação de qualidade do Google AdWords compreende metade da fórmula de classificação de anúncios, é uma das métricas mais cruciais em que os marketeers de motores de busca se podem concentrar. Os resultados de alta qualidade podem ajudá-lo a alcançar uma melhor posição nos anúncios a custos mais baixos, porque o Google favorece os anúncios que são altamente relevantes para as consultas dos utilizadores.

Na tabela abaixo, você pode ver que, embora o Anunciante 1 tenha o lance máximo mais baixo, ele tem o maior Pontuação de Qualidade, o que significa que seus anúncios têm prioridade em termos de colocação durante o leilão do anúncio:

 

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No WordStream, nós comemos, dormimos e respiramos o marketing dos motores de busca. Se você é um recém-chegado ao marketing de busca pago ou um profissional experiente, queremos lhe fornecer tudo o que você precisa para ter sucesso no marketing dos mecanismos de busca.

A nossa plataforma integrada de gestão de PPC, WordStream Advisor, torna a gestão das suas campanhas de marketing nos motores de busca fácil e eficiente, deixando-lhe mais tempo para se concentrar no que realmente importa – o crescimento do seu negócio.

WordStream Advisor e a Semana de Trabalho de 20 Minutos

A Semana de Trabalho de 20 Minutos do WordStream Advisor revolucionou a gestão de pesquisas pagas para milhares de empresas. Os nossos alertas inteligentes e personalizáveis destacam áreas das suas contas AdWords e Bing Ads que estão a ter um forte desempenho e identificam áreas em que podem ser feitas melhorias para resultados imediatos.

WordStream Advisor é a única plataforma de gestão de PPC no mercado totalmente integrada com o Google AdWords e Anúncios Bing, tornando mais fácil do que nunca gerir as suas campanhas de marketing em motores de busca a partir de um painel de controlo intuitivo e centralizado.

Avaliador de desempenho do WordStream AdWords

Um dos aspectos mais desafiadores do marketing nos motores de busca é compreender quais as partes das suas campanhas que precisam de atenção e quais as que estão a ter um bom desempenho. Para descobrir como sua conta está se saindo bem, experimente o AdWords Performance Grader gratuito do WordStream.

Em 60 segundos ou menos, o AdWords Performance Grader realiza uma auditoria abrangente da sua conta de marketing nos motores de busca e identifica áreas nas quais podem ser feitas melhorias imediatas. As contas são classificadas em relação a 10 referências-chave de marketing dos motores de busca, incluindo:

– Gastos desperdiçados

– Taxa de cliques

– Pontuação de Qualidade

– Uso negativo da palavra-chave

O WordStream AdWords Performance Grader é absolutamente gratuito, então obtenha sua nota hoje mesmo e comece a fazer melhorias imediatas nas suas campanhas de marketing nos mecanismos de busca.

Eu espero que este conteúdo tenha utilidade para você e seus negócios!

Se tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe um comentário.

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About Claudia Ferraz

Empreendedora e apaixonada por Marketing digital me especializei em Marketing de Revolução, atualmente ajudo negócios e empresas em seus processos de Transformação Digital oferecendo serviços de consultoria e treinamento.

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