O que o Coronavírus deve significar para as PMEs

Sabemos que existem 3 tipos de empresas neste momento de pandemia, são elas:

1 — As que tem capital para suportar por meses até que a economia se torne estável.

2 — As que tem 3 meses no máximo de fluxo de caixa para manter seus negócios abertos.

3 — E as que não tem recursos para se manter por mais um mês, infelizmente estas são mais de 80%.

Então, o que fazer? Onde focar seus esforços, recursos e até mesmo sua energia? Qual Plano de ação devo tomar? Muitos dos empresários estão se perguntando diariamente a estas e demais questões sobre, como será o futuro da economia Global pós-pandemia. E, não encontram respostas, pois ninguém sabe o que será das empresas depois que esta crise passar.

Mas uma coisa é certa, ela vai PASSAR e toda crise traz oportunidades de transformações dentro de qualquer organização, por pior que seja o cenário. E, é disto que eu quero falar, das oportunidades que a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL pode trazer para as pequenas e médias empresas neste momento de Coronavírus (COVID-19).

É hora das empresas procurarem ajuda para se tornar mais eficiente, mais ágil, entender seus públicos (colaboradores, fornecedores, consumidores), ter clareza de suas necessidades operacionais, financeiras (etc.).

Utilizar corretamente as tecnologias disponíveis, como por exemplo: softwares de gestão operacional, financeiro, de pessoas, etc. Agora que esta mais fácil de encontrar um “tempo”, é possível se aperfeiçoar, se reciclar, pesquisar, entender e aprender, como aplicar estas metodologias e tecnologias em seus negócios e com isto ter um menor impacto financeiro pós-pandemia.

“O maior perigo em tempos de turbulência, não é a turbulência em si, mas agir com a LÓGICA DO PASSADO” Pere Drucker.

Se uma nova lógica esta se formando daqui em diante, você precisa urgentemente, caso ainda não as tenha, desenvolver habilidades necessárias para ser MAIS DIGITAL E MAIS ÁGIL, pois o cenário será totalmente novo, o comportamento do consumidor vai mudar, a economia vai mudar, as habilidades vão ter que mudar, o futuro já é Digital. Agora que os negócios e pessoas só podem se comunicar por meios digitais, está se exigindo das empresas em um curtíssimo espaço de tempo que se adaptem para não morrerem!

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. — Charles Darwin!

Só que os pequenos empresários não sabem como fazer esta mudança em sua cultura e se digitalizar, pois, não é tão simples para quem não domina esta área, afinal existem riscos, principalmente no quesito CYBER SEGURANÇA, e sabemos que isto pode causar mais danos do que catástrofes naturais, então fica pergunta, como fazer? Pensando nisto decidi montar um TREINAMENTO DE EMERGÊNCIA para pequenas e médias empresas, com objetivo de ajudá-las e auxiliá-las neste processo emergencial de Transformação Digital.

O Treinamento terá 3 módulos, sendo:

1.º Módulo: Análise estratégica

2.º Módulo: Plano de ação

3.º Módulo: Implementação Prática

Bônus – Diagnóstico de Marketing Digital

Este treinamento será realizado online e terá meu acompanhamento durante as aulas, por isto o treinamento terá vagas LIMITADAS, pois o objetivo, é que sua empresa realmente consiga implementar recursos digitais e que consiga obter melhorias com isto em curto prazo.

Já estão abertas as inscrições no link abaixo, após se inscre-ver, enviaremos mais informações sobre o valores e datas do treinamento.

Caso queira compartilhar este conteúdo para ajudar alguém, sinta-se a vontade!

Infelizmente, os próximos meses vão ser mais difíceis. A contagem diária de novas vítimas de coronavírus está aumentando.

Do ponto de vista pessoal, tudo o que você pode fazer é ficar dentro de casa e praticar o distanciamento social.

Mas da perspectiva de marketing, negócios e carreira, você pode fazer uma mudança.

Você deve ter mais tempo agora, então use-o bem. Faça um esforço para sair mais forte do Coronavírus.

O CENÁRIO É DE GUERRA, Digitalize-se e Agilize-se para não morrer!

About the author

Olá, prazer! Meu nome é Claudia Ferraz, sou empreendedora apaixonada por Marketing Digital, estratégias e Tecnologia, também desenvolvo Cursos Online para empreendedores e empresários que desejam ganhar dinheiro com seus negócios usando a internet! Meu propósito é compartilhar meus conhecimentos e minha experiência de marketing e vendas adquirida ao longo de 20 anos, para que cada vez mais pessoas possam ser felizes fazendo o que ama, e claro, sendo bem pagas por isso! Eu não só falo sobre marketing digital, tecnologia e estratégias. EU TRABALHO COM ISSO. Coloco a mão na massa para várias marcas todos os dias, já ajudei mais de 500 empresas em toda minha carreira. Planejo… Valido… Aprendo… E compartilho tudo com vocês!