Como usar o marketing estratégico para vender mais?

Como usar o marketing estratégico para alcançar as pessoas certas e vender mais?

O Marketing estratégico é o Marketing pensado e planejado a partir de objetivos pré-definidos e específicos, assim como as ações, critérios e KPIs, são definidos antes de qualquer divulgação, para quem não sabe o que são KPIs, KPIs são indicadores de desempenho de qualquer ação de marketing digital.  É o que vai medir, por exemplo, quantos acessos teve seu website, quantos leads sua campanha gerou, quanto de receita sobre o investimento foi gerado.

Quando você pega o seu carro e sai de casa, provavelmente você vai a algum lugar para fazer algo, certo? Você tem um objetivo a cumprir, por menor que ele seja, por exemplo, pegar seu filho na escola, fazer compras, ou até mesmo, dirigir só para relaxar. O que eu quero dizer? É que você não pega seu carro e sai do nada, para ir a algum lugar, sem checar se tem combustível, sem destino nem data e hora pra voltar. ok?

Então,  porque quando você vai divulgar sua empresa ou seus serviços na Internet, você não tem um objetivo claro e específico bem definido, não tem um plano com uma rota traçada para atingir seus objetivos, às vezes não tem nem o veículo, que é uma boa presença online, por exemplo um website estruturado.

É porque ninguém te falou? você não tinha conhecimento, ou porque você acha que não precisa disso, que pode fazer experiências com seu dinheiro, reputação e tempo na Internet? Porque se você não tem um plano de marketing, você está dirigindo sem rota no escuro, é assim que você está conduzindo seu marketing na Internet.

Nesse caso você tem duas opções;

Aprender a fazer marketing de forma estratégica!

Ou entender como se faz. Isso mesmo!

A pessoa pode entender na primeira vez que alguém explica. Já aprender é uma tarefa física e consiste na capacidade de repetir algo já entendido e só é adquirido com repetição e prática de algo já feito antes. Isso demanda tempo e te torna uma peça operacional, porque você teria que executar muitas tarefas técnicas que uma simples postagem no Instagram por exemplo exige, quem já tentou anunciar no Facebook aqui sabe o que eu estou dizendo! 

Eu, por experiência posso lhe garantir, dá muito trabalho, toma tempo e você ainda vai ter que gostar de fazer isso, imagina só… definitivamente não será bom para seus negócios, afinal você não é profissional de Marketing, você é Advogado, Dentista, Médico, Arquiteto, Empresário, certo? 

Você precisa entender essa engrenagem, para daí você definir seus objetivos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo, e então criar seu plano de marketing, suas estratégias, é como jogar xadrez, você precisa conhecer as peças para se mover dentro do jogo de forma estratégica, com isso você vai ter o PODER de mudar algumas estratégias ao longo do caminho com mais segurança, PODER de aumentar ou diminuir seus investimentos, PODER saber quem é que pode te ajudar nisso, você vai precisar de ajuda pode apostar! e quem escolher?  Vai ser freelancer , agência, interno, consultoria etc. PODER de entender e acompanhar os resultados, PODER cobrar os resultados de quem executa isso pra você, com esse conhecimento você vai ter o PODER de enfim gerir seu marketing de forma eficiente, mesmo você sendo um profissional autônomo.

Vou citar um exemplo bem básico que a falta de planejamento acarreta! 

Erros de segmentação é um dos que mais pode impactar nos seus resultados, pode apostar, por exemplo, você escolheu vários interesses, hábitos, cargo e outras variantes na sua segmentação, legal, muito bem, considerando que  seu produto é de interesse para pessoas entre 25 a 55 anos, você decide segmentar para essa idade – público entre 25 e 55 anos, pronto! Você acaba de estragar toda sua estratégia,  sabe por quê? Porque nas redes sociais você tem segundos para impactar seu público e se o seu criativo ( arte, Design, texto e chamada para ação) tiver direcionado para uma pessoa de 25 anos a de 55 não clica, simplesmente isso, fez sentido pra você? Percebe como você pode estar perdendo oportunidades e até dinheiro por tentar fazer o básico sem entender as regras. 

Marketing é ciência, tem metodologia, tem muita gente se dizendo especialista porque aplicou uma fração dessa ciência e obteve resultados, mas o que deu resultado pra ele pode não funcionar pra você, cada caso é um caso, Marketing não é uma fórmula mágica, não tem só o Instagram, tem muitos canais a serem utilizados, você só precisa entender! 

Quando você faz um plano de marketing por mais simples que ele seja, ele vai te guiar por perguntas como: Para quem você quer vender ? o quê ?onde ? como ? e quando? Com isso em mente você já vai ter  capacidade de se guiar para minimizar os erros. 

Bom, eu poderia ficar aqui dando milhares de exemplos que geram prejuízos para quem faz o marketing do seu jeito ou de qualquer jeito.

Mas, meu objetivo nesse artigo é somente gerar consciência para você, para que você a partir dela, pense em marketing como um departamento da sua empresa, como o administrativo, financeiro, ou operacional, mesmo você sendo sozinha precisa deles todos, não é mesmo? E se você quiser crescer vai ter que gerir isso tudo.

Em resumo, seu negócio não sobrevive sem o marketing, e para isso, precisa ser estratégico,aliás  hoje mais do que nunca, não só porque a concorrência é maior, mas porque o tempo corre mais rápido com tantas tecnologias sendo criadas. 

Aliás vale lembrar que marketing é ciência, ainda que não seja exata é ciência e toda ciência traz com ela metodologias que já foram aplicadas, testadas e aprovadas, então porque dar cabeçada dirigindo no escuro?

Afinal, aprender como usar marketing estratégico pode transformar os seus negócios para sempre.

Baixe Grátis nosso guia e aprenda fazer um

PLANO DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS

BAIXAR!

 

About the author

Oi, me chamo Claudia, sou empreendedora apaixonada por Marketing Digital, vendas e Tecnologia, comecei meu negócio de marketing com a missão de ajudar as pequenas empresas a venderem mais pela internet, após anos nesta função, decidi que era hora de compartilhar minha paixão e lançar também um curso online para empreendedores e empresários que desejam promover seus negócios usando a internet! Meu propósito é compartilhar meus conhecimentos e minha experiência de marketing e vendas adquirida ao longo de 20 anos, para que cada vez mais pessoas possam ser felizes fazendo o que amam, e claro, lucrando com isso! Eu não só falo sobre marketing digital, tecnologia e estratégias. EU TRABALHO COM ISSO. Coloco a mão na massa para várias marcas todos os dias, já ajudei mais de 500 empresas em toda minha carreira. Planejo… Valido… Aprendo… E compartilho tudo com vocês!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.